CURSOS

 

CURSO ABERTO TEILHARD DE CHARDIN

A partir do dia 3 de novembro de 2022, a ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE PIERRE TEILHARD DE CHARDIN EM PORTUGAL inicia o CURSO ABERTO TEILHARD DE CHARDIN, que se realizará sob a direcção do Padre Vasco Pinto de Magalhães sj. Trata-se dum conjunto de comunicações quinzenais que irão ser feitas, em ZOOM, por diversos especialistas, ao longo de dois anos “lectivos”, compreendendo dois módulos: o primeiro, de novembro 2022 a junho 2023, e, o segundo, de setembro 2023 a junho de 2024. (ver o programa clicando AQUI).

O curso baseia-se na obra recentemente editada pela nossa Associação, em português, da autoria do professor de teologia Gérard Donnadieu (Centre Sèvres e Collège des Bernardins, Paris), intitulada «Teilhard de Chardin revisitado, um cristianismo renascido para o 3º milénio».

Este curso constitui uma grande iniciativa que se destina a ser o mais abrangente possível, com vista a alargar o conhecimento do pensamento de Teilhard de Chardin e a promover a vivência da fé cristã numa perspectiva alinhada com a visão inovadora e libertadora que ele nos propõe. É absolutamente gratuito, podendo qualquer pessoa interessada inscrever-se, seja membro ou não da Associação, bastando para tal enviar um email para teilhardportugal@gmail.com .

Cada comunicação versará um tema específico incluído na obra, sendo antecipadamente enviado o link e dados de acesso ao respectivo zoom.

VÍDEOS DAS SESSÕES

CURSOS PASSADOS

CURSO LIVRE TEILHARD DE CHARDIN

      Academia das Ciências de Lisboa – 23 e 30 de novembro 2022

CURSOS TEILHARD DE CHARDIN – Academia das Ciências de Lisboa

  • Nos dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2019, realizou-se, no Instituto de Estudos Académicos para Seniores – Adriano Moreira, sala Maynense, mais um curso livre Teilhard de Chardin, em cooperação com aquela instituição e a Academia das Ciências de Lisboa. O tema geral do curso foi «TEILHARD DE CHARDIN. Espírito e Ultra-humanismo: que futuro para a Humanidade?». Foram docentes o Prof. Pe. Augustin Udias sj, professor jubilado de geofísica da Universidade de Madrid, o Prof. Luís Sebastião, Universidade de Évora, o Prof. Pe. Bruno Nobre sj, professor de filosofia na Universidade Católica, o Prof. Michel Renaud, professor da Universidade Nova de Lisboa e presidente da nossa Associação, e António Paixão, secretário-geral. Na abertura do curso, foi lida, pela directora do Instituto, Profª Salomé Paes, uma comunicação do Prof. Adriano Moreira, impossibilitado, por motivos de saúde, de participar pessoalmente, intitulada “Teilhard de Chardin e a conjuntura mundial”. Com uma participação média de cerca 30 de pessoas, as diversas sessões desenrolaram-se ao longo dos três dias, duas por dia.

Os textos das diferentes lições podem ser lidos abrindo os links abaixo:
Teilhard de Chardin, uma espiritualidade a partir da visão científica do Mundo –  Prof. Agustín Udías
“Teilhard de Chardin e o Futuro da Humanidade” – Prof. Bruno Nobre (em preparação) 
Abordagens da noção de espírito em Teilhard de Chardin – Prof. Michel Renaud 
Teilhard de Chardin, A Educação e o Futuro – Prof. Luís Sebastião 
O Homem entrou sem ruído – Teilhard de Chardin e a probabilidade da existência dum Ultra-humano” – Dr. António Paixão

Comunicação de abertura do Prof. Adriano Moreira: “Teilhard de Chardin e a conjuntura mundial”

  • Durante o mês de fevereiro 2017 realizou-se, numa colaboração entre a AAPTCP e o Insituto Adriano Moreira, Academia das Ciências de Lisboa, um curso sob o tema «Teilhard de Chardin, uma filosofia para os nossos dias», que compreendeu nove sessões, cobrindo os módulos visão científica, visão teológica, visão prospectiva e visão espiritual. Além do próprio Prof. Adriano Moreira, que abriu o curso proferindo uma palestra centrada na «Missa sobre o Mundo», de Teilhard de Chardin, foram docentes os Professores Telles Antunes, Pereira Osório, Gérard Donnadieu, Michel Renaud, o Dr. Lozano-Gotor, a Drª Maria de Lourdes Paixão e o Padre Vasco Pinto de Magalhães sj. O módulo de apresentação de Teilhard como homem, cientista e místico, esteve a cargo do Dr. António Paixão, secretário-geral da AAPTCP. Este curso teve uma elevada participação, com uma média de presenças de trinta pessoas por sessão.

Apresentamos aqui os textos das lições proferidas, que podem ser consultadas clicando sobre os título respectivos:

Cartaz Curso 2017
Programa do curso
Prof. Adriano Moreira Teilhard de Chardin e a Missa sobre o mundo
António Paixão Teilhard – o homem, o cientista, o padre, o místico
Prof. Telles Antunes A obra paleontológica de T. Chardin e a evolução humana
António Paixão Introdução à Hipótese da pluralidade dos mundos habitados
Prof. José Pereira Osório A Hipótese da pluralidade dos mundos habitados _Síntese
Prof. Michel Renaud Se houvesse outros planetas habitados – reflexão teológica
Prof. Gérard Donnadieu Articulation de la raison et de la foi chez Teilhard
Prof. Gérard Donnadieu Sortir du christianisme sacrificiel 

Prof. Michel Renaud A emergência da Noosfera e o futuro da humandade
Dr. J. M. Lozano-Gotor Teilhard de Chardin y los desafíos del pluralismo religioso
Drª Maria de Lourdes Paixão Fundamento de uma ecologia integral segundo Teilhard de Chardin
Padre Vasco Pinto de Magalhães sj A coerência dos fenómenos convergentes