EVENTOS PASSADOS

 

CONFERÊNCIAS

  • CONFERÊNCIA pelo PE. BRUNO NOBRE SJ, «O Oceano da Consciência: Teilhard de Chardin e Yuval Harari em Confronto», realizou-se 06.04.2019, no COLÉGIO S. JOÃO DE BRITO (LUMIAR, LISBOA), perante numerosa e interessada audiência, que no final teve a oportunidade de dialogar com o conferencista. LER TEXTO DA CONFERÊNCIA AQUI 
  • CONFERÊNCIA pela Drª Mª Luísa T. de Paiva Boléo: «Com Teilhard de Chardin – uma catequese para os nossos dias», 18.11.2017, no Colégio de Santa Doroteia, Campo Grande, Lisboa.
    Temas tratados na conferência
  • CONFERÊNCIA por José Manuel Lozano-Gotor: «Ilia Delio – na senda mística de Teilhard a apartir da tradição franciscana»

Nesta conferência, proferida pelo Dr. José Manuel Lozano-Gotor, da Universidade de Madrid, no dia, 15 de junho de 2015, no auditório paroquial de S. João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa,  foi apresentada uma leitura aprofundada da obra da teóloga franciscana norte-americana, ILIA DELIO, intitulada «CHRIST IN EVOLUTION». A conferência foi repetida no dia seguinte, 16 de junho, no Porto, nas instalações do CREU. Ambas as sessões tiveram uma expressiva audiência, que no final dialogou com o conferencista, assim se confirmando o grande interesse despertado pelo tema. Nas duas ocasiões, a AAPTCP ofereceu aos participantes a possibilidade de  adquirirem a versão espanhola da obra, «Cristo en evolución», tendo-se esgotado o stock que nos havia sido enviado pela respectiva editora, a SalTerrae, de Madrid. Mais exemplares desta obra, estão à disposição dos interessados pelo nosso email: teilhardportugal@gmail.com
O texto base desta conferência pode ser consultado no separador «Textos temáticos – textos internacionais»  O texto base desta conferência pode ser consultado AQUI
Com esta iniciativa, a AAPTCP quis assinalar a passagem do 60º aniversário da morte de Teilhard de Chardin. Foi sempre intenção de Teilhard que as suas ideias, depois da sua morte (uma vez que em vida a edição da sua obra não foi autorizada) viessem a ser avaliadas e comentadas por teólogos que por elas se interessassem. O caso de Ilia Delio é paradigmático desse interesse nos dias de hoje, sendo uma curiosa coincidência ter ela nascido precisamente no país e no ano em que Teilhard morreu, EUA, 1955.

  • CONFERÊNCIA pelo Prof. Gérard Donnadieu: «Teilhard de Chardin – ponta de lança para uma nova evangelização»

O Prof. Gérard Donnadieu, presidente honorário da Associação dos Amigos de Teilhard de Chardin, Paris,  Professor de teologia das religiões no Collège des Bernardins e Centre Sèvres, Paris, deslocou-se a Portugal, a nosso convite, para nos falar da importância e actualidade do pensamento de Teilhard de Chardin com vista a uma evangelização nos nossos dias. Sob este tema, proferiu uma conferência em Lisboa e outra no Porto, respectivamente nos dias 19 e 20 de outubro de 2015. O texto base desta conferência pode ser consultado no separador «Textos temáticos – textos internacionais».

 

 A ASOCIACIÓN DE AMIGOS DE TEILHARD DE CHARDIN (de Espanha)  realizou uma vigília de oração em memória de Teilhard de Chardin no dia 10 de abril de 2015, precisamente no dia em que se completavam 60 anos sobre a sua morte, em Nova Iorque. O evento teve lugar na sede da Associação,  El Centro Cultural San Hipólito de Córdoba (Avda Gran Capitán 5), tendo  como base “A Missa sobre o Mundo”.  A AAPTCP fez-se representar neste evento pelo secretário-geral, que se deslocou a Córdova expressamente (sem encargos para a Associação). Na ocasião, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o presidente da Associação espanhola, o Padre Leandro Sequeiros sj, e de reforçar as intenções recíprocas de intercâmbio entre ambas as instituições.