Teilhard no mundo

No biénio 2007-2008, a nossa Associação foi eleita presidente do CET – Centre Européen Teilhard de Chardin.  O CET – Centre Européen Teilhard de Chardin era um organismo europeu, criado em 1989 pelas associações europeias de Teilhard de Chardin, belga, francesa, alemã, italiana e inglesa, com a finalidade de aprofundarem em conjunto o pensamento de Teilhard de Chardin e o difundirem, não somente na Europa, mas também noutras partes do mundo, sobretudo intensificando as relações com as congéneres dos Estados Unidos e do Canadá. Numa sessão solene, que teve lugar no Palácio da Europa, em Estrasburgo, em setembro de 1989, sob o patrocínio do Conselho da Europa, foi assinada a “Charte Européenne Teilhard de Chardin”, onde se estabeleceram os princípios da citada cooperação a nível internacional.

Essa “Charte” formulava como objectivos reforçar a acção exercida nos diversos países da Europa pelas Associações Teilhard de Chardin, intensificando e organizando as suas relações num quadro apropriado, […] o que implica uma centração a cada nível de organização antes de passar ao nível seguinte e para facilitar o desenvolvimento ulterior da cooperação intercontinental, […] a fim de se manter em harmonia com a concepção teilhardiana de desenvolvimento dos conjuntos complexos. Com estes objectivos, assim ali expressos em linguagem eminentemente teilhardiana, procurou o CET realizar a cooperação internacional a que se propôs, não sem sofrer os avanços e recuos que, como o próprio Teilhard postulou, caracterizam a evolução e o crescimento dos organismos vivos. 

Entre outras iniciativas, foi decidido, pela mão das associações francesa, italiana e a nossa, o lançamento de uma revista europeia, na qual estas três associações intercambiariam artigos que eram inseridos por cada uma nas suas próprias versões, traduzidos ou não. A primeira destas revistas surgiu em outubro de 2007, tendo-se-lhe seguido mais nove, sendo a última a que foi publicada em outubro de 2014. A partir de fevereiro de 2011, o CET veio a dar lugar a um organismo virtual, intitulado TEILHARD-WORLD, em que o espírito de intercâmbio se alargou a países também fora da Europa (como aliás era previsto na “Charte”) e que é mantido a partir da associação francesa.

 A revista europeia, que em Portugal recebeu o nome de “Teilhard Hoje – na Europa”, publicou, ao longo dos seus 10 números, um interessante acervo de artigos que, achamos, vale a pena revisitar. Essas 10 revistas estão listadas a seguir para poderem ser consultadas e em breve será também aqui proporcionado acesso aos textos das comunicações periódicas de TEILHARD-WORLD, a que, com o tempo, se acrescentarão os que vierem a ser divulgados.

«Teilhard Hoje – na Europa»

Teilhard World