NEWSLETTER 7 – JUNHO 2023

Este ano de 2023, praticamente liberto já da epidemia, parecia poder oferecer-nos um panorama mais desanuviado, não fosse a persistência da guerra na Ucrânia, que tão tragicamente afecta aquele país tornado irmão de coração para tantos de nós em todo o mundo.  Queixarmo-nos dos constrangimentos a que, por esse motivo, estamos sujeitos, é quase impúdico perante os sofrimentos que nos é dado presenciar diariamente das vítimas do conflito, a começar por uma juventude de ambos os lados tão cruelmente sacrificada, às dezenas de milhar, naquele teatro de guerra sem fim à vista.

Apesar de tudo, a nossa Associação vai prosseguindo o seu trabalho de pôr os amigos de Teilhard em contacto com o seu pensamento que, de certo modo, ajuda a retirar algum sentido das chagas por que a humanidade vai passando, tentando sempre redescobrir os motivos para a esperança.  Em 1939, escassos meses após o rebentamento da 2ª Guerra Mundial, Teilhard escreve em Pequim um texto intitulado “É a hora de escolher – um sentido possível para a guerra”, em que, perante o inevitável, reflecte sobre as causas profundas dos conflitos e procura deduzir a atitude construtiva para uma humanidade lutando em permanência contra a adversidade mas sem perder a esperança de êxito no seu destino supremo. «Assim, embora o cataclismo presente seja incompreensível, no entanto, deveríamos, por princípio, continuar a acreditar com todas as forças e a caminhar em frente. Não nos basta saber (sobretudo se somos cristãos) que, desde que temos memória, a Vida nunca conseguiu elevar-se senão através do sofrimento, através do mal, seguindo o caminho da Cruz?», escreve ele ali a certo passo. Pensamos ser este o melhor espírito para ultrapassar as ameaças que nos angustiam sobremaneira nos dias de hoje.

Tão serenamente quanto possível, a Associação vai realizando as várias acções constantes do programa, algumas das quais vos damos nota nesta Newsletter. De assinalar o vigor com que o nosso SITE tem vindo a atrair as atenções dos que procuram conhecer ou aprofundar o pensamento de Teilhard, oferecendo-lhes um vasto acervo de textos e informações com ele relacionados. Reparem na informação a encimar a primeira página do site: desde novembro passado, o número de visitas que se registaram vão já a caminho das 6000!

Leiam-nos e procurem
FAZER DOS VOSSOS AMIGOS, AMIGOS DE TEILHARD DE CHARDIN (VER AQUI)

SUMÁRIO

 

| EFEMÉRIDE

HÁ CEM ANOS, CHEGADA DE TEILHARD À CHINA

No dia 17 de Maio de 1923, o Padre Teilhard desembarca em Xangai. No dia 21 de Maio está em Tientsin onde inicia a sua colaboração com o Padre Licent sj e as suas pesquisas paleontológicas, por conta do Museu de História Natural, de Paris. Esta missão, inicialmente prevista para durar um ano, iria prolongar-se até 1946. Nesses mais de vinte anos, percorreria a China em todos os sentidos no decurso das numerosas expedições científicas que empreendeu, tomando contacto com as suas tão variadas populações e elites, então sob a pressão dos turbilhões das revoltas e, depois, das guerras. Este período chinês viria a ser decisivo na redacção dos seus grandes escritos da maturidade, sobretudo os respeitantes à visão da evolução, do futuro da Humanidade e do lugar de Cristo. Na China, Teilhard intuiu a unidade do género humano, a noosfera em processo de realização, a lenta germinação do amor movido pela seiva cristã. Apercebeu-se, igualmente, da força de transformação que poderia emanar duma síntese espiritual feliz do Oriente e do Ocidente, da visão cristã do Homem e da visão taoista da natureza. Uma síntese em que a China viria a estar no epicentro.

A Claude Rivière, directora da Radiodifusão francesa em Xangai nos anos 40, declararia na altura Teilhard de Chardin: «Tenho pela China, que se tornou o meu país adoptivo, um grande reconhecimento… Pela sua imensidade, pela enormidade das suas dimensões, ela contribuiu para alargar o meu pensamento, para elevá-lo até à escala planetária. Do ponto de vista científico, encontrei ali um terreno de trabalho e de explorações quase virgem. Foi na China que eu pude colaborar na descoberta do Sinantropo. Tenho, assim, todas as razões para amar este país.» Com sentido premonitório, escreveria ele a um amigo, em carta de 14 de Novembro de 1926: «Confirmo a minha impressão de que serão os “Vermelhos” que vão reorganizar a China.»

Em Abril de 1929, Teilhard de Chardin é convidado pelo Serviço Geológico da China para supervisionar as escavações de Chou-Kou-Tien, onde, nesse mesmo ano, viria a ser descoberto o Sinantropo, o Homem de Pequim, e entre 1929 e 1938 integra inúmeras expedições científicas na Sibéria, no Hoan-Ho, na Manchúria, na Ásia Central, no Chan-si, na Birmânia.

Foi ainda durante este período que participou, como geólogo, na «Croisière Jaune», organizada pela Citroën em 1931-32 para promover os seus veículos «autochenilles», a qual percorreu, na aventura extraordinária duma numerosa equipa de homens e veículos, toda a Ásia desde Beirute até Pequim, incluindo a travessia dos Himalaias e dos grandes desertos do norte de China.

Durante estes mais de 20 anos na China, além dos inúmeros trabalhos científicos que publicou, redigiu uma imensa obra de carácter espiritual, na qual se incluem os seus importantes livros “O Fenómeno Humano” e “O Meio Divino”.  A sua obra espiritual foi toda ela postumamente editada pela Editora Seuil, Paris, e reunida em 13 volumes. Desde a sua morte até aos nossos dias, o seu pensamento nunca deixou de interpelar inúmeros pensadores e teólogos, que vêm produzindo uma imensa e importante obra de reflexão.

Depois do final da 2ª Guerra Mundial, em 1946, regressa a Paris, dedicando-se à docência e à actividade de conferencista, ali lhe sendo atribuído, em 1947, o grau de oficial da Legião de Honra pelo seu trabalho científico exercido na China. Em 1950 é eleito membro da Academia das Ciências e proposto para uma cátedra no Collège de France, que não aceitou por ter sido convidado pela Wenner-Gren Foundation, de Nova Iorque, para dirigir a missão de investigação antropológica na África do Sul. Em 1951, fixa residência naquela cidade, integrado como investigador desta Fundação. Morre em Nova Iorque, em Abril de 1955, aos 74 anos, vítima de ataque cardíaco. Era domingo de Páscoa. Alguém revelou, então, ter-lhe Teilhard uma vez confidenciado que gostaria de morrer no dia da Ressurreição do Senhor.

 

| VIDA DA ASSOCIAÇÃO 

2º ENCONTRO NACIONAL DOS AMIGOS DE TEILHARD DE CHARDIN

À semelhança do ano passado, voltámos a reunir, num grande Encontro Nacional, os amigos de Teilhard. Foi nos dias 14 a 16 de abril, mais uma vez na Casa Velha, Vila Nova de Ourém. Na 6ª feira, dia 14, à noite, depois do jantar, estivemos na capela para uma meditação sobre o texto “Pai-Nosso com Teilhard de Chardin”, que se estendeu para a manhã seguinte, sábado dia 15 de abril. À tarde, já com a participação do Pe. Vasco e do Prof. Michel Renaud, fez-se a reflexão participada sobre «O Hino à Matéria». Com este fim, tinha sido distribuído um texto preparatório, explorando o ensaio de Teilhard de Chardin intitulado «O poder espiritual da Matéria»A tarde encerrou-se com a Eucaristia comemorativa das datas de nascimento e morte de Teilhard de Chardin (1 de maio de 1881 e 10 de abril de 1955), acompanhada da leitura de textos de «A Missa sobre o Mundo». Depois do jantar, foi visionado o filme biográfico de Teilhard,«Les ailes de l’esprit» (em francês). No domingo de manhã houve a apresentação da conferência «Teilhard de Chardin – uma espiritualidade para o 3º milénio» (António Paixão), seguida de debate. O encontro terminou com a confraternização do almoço.

ASSEMBLEIA GERAL

No passado dia 16 de maio, realizou-se, por zoom, a Assembleia-geral ordinária da Associação. Foram aprovados o relatório de contas de 2022, bem como o plano de actividades e orçamento para 2023. À margem da ordem de trabalhos, foram abordados diversos temas requerendo especial atenção, como o tema do próximo Curso aberto, a realizar em 2023-2024, bem como a problemática da continuidade de editar obras de ou sobre Teilhard, em português, fazendo recurso a edições dos anos 60 da Moraes Editora, que estão acessíveis. A Direcção ficou mandatada para desenvolver estes assuntos.

CURSO ABERTO TEILHARD DE CHARDIN (ver CURSOS).

Desde o dia 3 de novembro de 2022, a nossa Associação tem vindo a realizar, por zoom, o CURSO ABERTO TEILHARD DE CHARDIN, sob a direcção do Padre Vasco Pinto de Magalhães sj.   Entre sessões expositivas por conferencistas convidados e sessões práticas de discussão dos temas anteriormente tratados, vão realizar-se, até fim de junho, um total de 18 sessões.   Na última sessão deste 1º módulo do Curso, dia 28 de junho, teremos a participação do Prof. Gérard Donnadieu. Será uma ocasião privilegiada de conhecer o autor da obra «Teilhard de Chardin revisitado, um cristianismo renascido para o 3º milénio» que serve de guião ao Curso e de com ele estabelecer diálogo.

Este curso constitui uma grande iniciativa que se destina a ser o mais abrangente possível, com vista a alargar o conhecimento do pensamento de Teilhard de Chardin e a promover a vivência da fé cristã numa perspectiva alinhada com a visão inovadora e libertadora que ele nos propõe. É absolutamente gratuito, podendo qualquer pessoa interessada nele se inscrever, seja membro ou não da Associação, bastando para tal enviar, em qualquer altura, um email para teilhardportugal@gmail.com .

Cada comunicação em zoom é gravada, podendo os vídeos serem visionados no separador ‘Cursos’.

16º RETIRO ANUAL TEILHARD DE CHARDIN

Nos dias 26-28 de maio último, realizou-se o 16º Retiro anual da Associação. Como habitualmente, teve lugar na Casa de Exercícios de Santo Inácio (Rodízio, Praia Grande, Sintra). Dirigido pelo Pe. Vasco Pinto de Magalhães sj, nele participaram 53 pessoas, entre membros e não-membros da Associação. O retiro versou o tema «Igreja – povo de Deus, Corpo de Cristo». (ver AQUI os textos preparatórios). Ao pôr-do-sol, como de costume, celebrou-se a Eucaristia sobre o mar, com a leitura de textos extraídos do grande poema místico de Teilhard, «A Missa Sobre o Mundo».    

| AGENDA

  • Prosseguimento do Curso Aberto, que interrompe as suas aulas por zoom em final de junho de 2023, para as retomar, no seu 2º módulo, em setembro, finalizando-se em junho de 2024. De notar que o Gérard Donnadieu, autor da obra que serve de base ao nosso Curso (Teilhard de Chardin revisitado – um cristianismo renascido para o 3º milénio), aceitou o convite para participar nesta última sessão do 1º módulo, que se efectuará no dia 28 de junho próximo. Trata-se da sessão em que faremos a discussão do tema, abordado na sessão anterior (14.06) pelo Prof. Juan de la Gala, Alguns desafios contemporâneos – salvar o planeta, salvar a humanidade. O Prof. Donnadieu estará disponível para lançar a discussão do tema e o debater com os participantes que desejarem colocar questões. Devido à diferença de horário e por conveniência do nosso convidado, excepcionalmente esta sessão terá início às 20.00h (será usada língua francesa, com tradução de e para português, sempre que necessário).
  • Conferência-colóquio:
    Está projectada para o outono próximo, em data a anunciar, a realização de uma conferência-colóquio pelo Prof. Luís Sebastião, da Universidade de Évora, para debater o tema da educação na perspectiva de Teilhard de Chardin. O Prof. Luís Sebastião é licenciado em Ensino de Biologia e Geologia e doutorou-se em Ciências da Educação, na especialidade de filosofia da educação, tendo defendido em 2003 a tese Possibilidade de Fundamentação da Educação no Pensamento Cosmogenésico de Pierre Teilhard de Chardin, cuja ‘Conclusão’ pode ser lida aqui.

 

| A VIDA DE TEILHARD DE CHARDIN, EM BD

Pierre Teilhard de Chardin, Padre jesuíta, homem de ciência e filósofo, nasce no castelo da família, em Sarcenat, Clermont-Ferrand (Auvergne, França) a 1 de maio de1881 e morre em Nova Iorque, no dia 10 de abril de 1955.

Adaptada da brochura «Pierre Teilhard de Chardin» [Croyants de Tous Pays, Éditions Fleurus, UNIVERSMEDIA, Paris, para FONDATION TEILHARD DE CHARDIN], oferecemos-vos (sobretudo a pensar nos mais novos), uma sugestiva biografia de Teilhard de Chardin, apresentada em BD, de que iremos inserindo sucessivamente as diversas pranchas.

Eis aqui as cinco primeiras pranchas.

PRANCHA 6

 

| PUBLICAÇÕES

 

No ano passado, decidiu a Direcção empreender, por sua conta, a publicação desta obra, da autoria de Gérard Donnadieu, uma vez que não tinha sido conseguido encontrar uma editora interessada. Esta decisão asseverou-se inteiramente justa, pois esta edição tem constituído um elemento valioso na difusão mais alargada do pensamento de Teilhard de Chardin.  Além da oferta que fizemos de um exemplar a cada um dos nossos sócios activos, colocámo-la como base do Curso Aberto que está presentemente em execução e que, por esse motivo, se tem revelado um êxito. Os livros estão à venda na Casa de Exercícios de Santo Inácio, Rodízio-Praia Grande, e no balcão de venda da Brotéria, na rua de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa. É opinião unânime dos leitores que esta obra é excelente para o estudo e aprofundamento do pensamento de Teilhard de Chardin, pela clareza e substância dos seus diversos conteúdos, expostos duma forma sistemática. 

| PENSAMENTO DE TEILHARD

«O homem cessa, desde logo, de ser uma centelha caída fortuitamente sobre a Terra, vinda de algures no exterior. Ele é a labareda que irrompe de súbito na Terra, brotando duma fermentação geral do universo. Deixa de ser, na natureza, o enigma estéril ou a nota dissonante. Ele é a chave das coisas e a harmonia última. Nele, tudo ganha vulto e tudo encontra explicação.» (trad. “L’Esprit de la Terre”, tomo VI, Obras Completas, p.30)

«Tem havido sempre um cuidado em afastar o amor das concepções realísticas e positivistas do mundo. É bem necessário que nos decidamos um dia a reconhecer nele a energia fundamental da vida ou, se preferirmos, o único meio natural em que o movimento ascendente da evolução se pode prolongar.» (trad. “A grande opção”, tomo V, Obras Completas, p.75)      

 

Scroll to Top