REDE Cuidar da Casa Comum

REDE transformou-se na Associação R3C – REDE Cuidar da Casa Comum, concretizando o que ficara acordado no encontro «Também somos Terra», de 2021. É legalmente uma associação sem fins lucrativos, de inspiração cristã, desde julho passado. Com algumas obrigações legais e estatutárias, procura reduzir a burocracia ao mínimo e manter no trato a informalidade.

LAUDATE DEUM

«LOUVAI A DEUS por todas as suas criaturas»: foi este o convite que São Francisco de Assis fez com a sua vida, os seus cânticos e os seus gestos. Retomou assim a proposta dos salmos da Bíblia e reproduziu a sensibilidade de Jesus para com as criaturas de seu Pai: «Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles»

É com estas palavras que abre a Exortação Apostólica, dada pelo Papa Francisco no dia do Santo deste nome, 4 de outubro, intitulada LAUDATE DEUM. Divide-se em seis capítulos, que sumariamente apresentamos.

Capítulo I – A crise climática global
Capítulo II – O crescente paradigma tecnocrático
Capítulo III – A fragilidade da política internacional
Capítulo IV – As conferências sobre o clima, progressos e fracassos
Capítulo V – Que se pode esperar da COP28, no Dubai
Capítulo VI – As motivações espirituais

Esta Encíclica surge-nos como uma exortação muito séria para o risco iminente de a Criação soçobrar se «todos, mas todos» não tomarmos profunda consciência de que vai depender de cada um e da comunidade mundial aplicar decisões irreversíveis para cuidar da «Casa Comum».
Viriato Soromenho Marques, fazendo-se eco das enormes preocupações do Papa Francisco, afirma: «Nenhum leitor sairá desta Exortação com um sentimento de tranquilidade. A razão é simples. Este é um dos textos mais intelectualmente honestos escritos por um líder da história recente. A Exortação termina de forma abrupta e incisiva. Estou convencido de que Francisco quis que aos leitores não fosse escondida a verdade sombria de um mundo em perigo. A Exortação fala-nos duma luta gigantesca pela sobrevivência do mundo e de valores que nos conferem dignidade como seres humanos. O que está em causa é a redenção da própria ideia de uma centelhe divina habitando no coração da humanidade. A luta decisiva ainda está em curso, e é de nós próprios que nascerá a esperança que procuramos. Se falharmos, será a herança e a memória de toda a humanidade histórica que soçobrará. (Jornal de Letras, 18-31.10.2013).

LEIA AQUI O TEXTO COMPLETO DA “LAUDATE DEUM” 

 

REDE Cuidar da Casa Comum

A REDE transformou-se na Associação R3C – REDE Cuidar da Casa Comum, concretizando o que ficara acordado no encontro «Também somos Terra», de 2021. É legalmente uma associação sem fins lucrativos, de inspiração cristã, desde julho passado. Com algumas obrigações legais e estatutárias, procura reduzir a burocracia ao mínimo e manter no trato a informalidade.

Aqui no site (www.casacomum.pt ), encontra-se, em A Rede, a constituição dos Corpos Sociais e, em Quem Somos, os Estatutos.

A Associação dos Amigos de Pierre Teilhard de Chardin em Portugal está ligada à Associação R3C – REDE Cuidar da Casa Comum desde a sua fundação, fazendo parte da Rede de instituições que a compõem, pois os seus objectivos identificam-se integralmente com o pensamento de Teilhard de Chardin, na sua visão grandiosa do Universo centrado na Pessoa de Cristo, pólo harmonizador de toda a Criação.

Segundo ele, ao Homem, ponta de flecha da evolução em convergência para o ponto Ómega (Cristo), compete trabalhar e zelar para que, aos acréscimos de complexidade, correspondam sucessivos níveis de elevação, não só material, mas sobretudo espiritual.

Conforme pode ser acompanhado no site www.casacomum.pt , o movimento tem por objectivo dinamizar a tomada de consciência colectiva acerca da relevância e urgência da aplicação no quotidiano dos ensinamentos da Encíclica «Laudato Si», do Papa Francisco, com vista a uma conversão ecológica integral.  Através deste site, pode-se acompanhar o desenrolar das actividades que estão a ser promovidas, das quais se destaca o projecto de criação de Focos de Conversão Ecológica, como forma de dinamizar as mentalidades para uma mudança de atitudes. Através da lista de entidades associadas ao movimento, ali apresentada, poderá cada um, consoante a sua proximidade a uma ou mais destas entidades, procurar exercer a sua participação nas actividades, em cada momento e local.

A nossa Associação Teilhard está a planear para a ‘rentrée’ deste ano a criação de um Grupo de Reflexão on-line para ler e meditar a encíclica LAUDATO SI, inspiradora desde movimento CUIDAR DA CASA COMUM e mensagem inesgotável para quem ama a Criação e quer dela cuidar.

  • Para mais informação sobre o ambiente visite a página da Associação ZERO
  • Sempre que abrirem a torneira da água, lembrem-se deste vídeo!
  • Enzo Bianchi, Laudato Si
  • ECONOMIA DO BEM-ESTAR
    Este relatório resulta de um processo colaborativo dinamizado pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável em outubro e novembro de 2021, com o apoio de Rita Lopes – perita em processos colaborativos. Os quatro workshops foram realizados online e contaram com a participação de 31 entidades de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. As conclusões aqui apresentadas decorrem das discussões e dos contributos recolhidos, sobre os quais a ZERO refletiu e elaborou um relatório final. Neste contexto, estes resultados não representam nem expressam as posições oficiais das entidades participantes, mas antes a perspetiva da ZERO a partir de uma base partilhada. [ler mais]
  • NO 3º ANIVERSÁRIO DE “CUIDAR DA CASA COMUM” (Vídeo)
Scroll to Top