Reuniões dos Grupos de Leitura

Próximas reuniões dos diversos grupos:

São João de Deus Centro Paroquial (21:00h) 03.06.2019
Este grupo terminou a leitura do ensaio «A Minha Fé», escrito por Teilhard em Pequim em 1934, que se pode considerar central na sua obra de reflexão mística, incluída no Tomo X das Obras Completas.

Campo Grande: Centro Paroquial (20:30h) 20.05.2019
Este grupo terminOU a leitura de «O Meio Divino», de Teilhard de Chardin, indo iniciar a seguir a do ensaio  intitulado «O Meu Universo», publicado no tomo 9, «Ciência e Cristo». É o segundo texto que Teilhard escreve com este título – o primeiro foi escrito em 1918, incluído no tomo 12, «Escritos do tempo da guerra», de que aquele é um desenvolvimento. É um texto extenso, composto em 4 partes, ao longo das quais se desenvolvem capítulos como “União Criadora”, “A Animação do Mundo pelo Cristo Universal”, “A Conquista do Mundo”, “O Meio Místico”, “A História da Evolução do Mundo – passado, futuro”. A propósito deste texto, escreveu o Pe. Gustave Martelet (teólogo francês com extensa obra sobre Teilhard), na sua obra «T.C., prophète d’un Christ toujours plus grand», o seguinte: «Explicitando, à sua maneira, as prerrogativas de Cristo no Universo, Teilhard afirma simplesmente o poder cósmico de Cristo, ou seja, esse super-poder que se encontra ainda oculto e que Lhe permitirá, no final, fazer do Universo o manto da sua Glória».

Rodízio:  Casa de Exercícios de Sto. Inácio (21:30h) 16.05.2019
Este grupo terminou a leitura (em francês) do ensaio de Teilhard, de 1955, intitulado «Le Christique», incluído no Tomo XIII das Obras Completas. É o último escrito de Teilhard, considerado o  seu testamento espiritual. Entretanto, iniciou a leitura (em francês) do ensaio de 1951 (Paris), intitulado «Un seuil mental sous nos pas: du Cosmos à la Cosmogenèse», incluído no Tomo VII das Obras Completas.

Academia das Ciências de Lisboa: Brotéria (18:00h) 28.05.2019
Este grupo passou a reunir nas instalações da BROTÉRIA, (rua Maestro António Taborda, 14, 1249-094, à Lapa, Lisboa). Depois duma interrupção prolongada nas reuniões, originada pela tentativa de obter da Academia das Ciências «luz verde» para continuar a actividade (o que não chegou a concretizar-se por razões de programação da AC), o grupo volta a reunir para continuar a leitura que tem tem estado a fazer da versão portuguesa de «Je m’Explique», colectânea organizada por Jean-Pierre Demoulin, nos anos 60, com a intenção de proporcionar uma panorâmica geral e sistematizada do pensamento místico e filosófico de Teilhard de Chardin. A versão em português que tem sido utilizada é a da editora  Martins Fontes, de São Paulo, Brasil, 2006, cujo título é «Em Outras Palavras». CHAMAMOS A ATENÇÃO PARA QUE A PARTICIPAÇÃO NESTE GRUPO ESTÁ ABERTA A QUALQUER INTERESSADO, QUE APENAS DEVERÁ ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O EMAIL: teilhard.portugal@sapo.pt

Porto: CREU (15:00h) 19.05.2019
Este grupo, depois de terminar a leitura do ensaio de Teilhard, de 1955, intitulado «O Crístico», incluido no Tomo XIII das Obras Completas, fez a do ensaio «O que  o mundo espera neste momento da Igreja de Deus», escrito em Nova Iorque em 1952 e incluído no Tomo X das Obras Completas. Presentemente está a ler o ensaio de 1921, intitulado «Ciência e Cristo ou Análise e Síntese»