Eventos

EVENTOS NACIONAIS actuais:

CICLO DE REFLEXÃO SOBRE A FENOMENOLOGIA EM TEILHARD DE CHARDIN 

Na sequência do «CURSO TEILHARD DE CHARDIN – Uma filosofia para os nossos dias», que se realizou no Instituto Adriano Moreira (Academia das Ciências) em Fevereiro 2017, vai ali iniciar-se um ciclo de reflexão sobre o pensamento de Teilhard de Chardin. Estão agendadas as primeiras 5 sessões para as datas de 30.06, 28.07, 29.09, 27.10, 24.11.2017, das 15-17h.

As reuniões deste primeiro ciclo, que focará o aspecto fenomenológico do pensamento de Teilhard de Chardin, estão abertas aos frequentadores das actividades, tanto do Instituto Adriano Moreira, como da AAPTCP. Os textos, a serem abordados e comentados, serão postos à disposição dos interessados através do presente site e do do Instituto Adriano Moreira.

Muito embora sendo a ENTRADA LIVRE , a fim de dimensionar sala e eventual documentação complementar, solicitamos aos interessados que façam uma inscrição informal através dos contactos teilhard.portugal@sapo.pt  ou telefone 912 341 356

TEXTOS EM LEITURA NO CICLO, INSTITUTO ADRIANO MOREIRA:

EM OUTRAS PALAVRAS apresentação

«Em Outras Palavras», T. Chardin, prefácio e introdução

A minha posição intelecual, T. Chardin

+++++ «««« »»»» ++++

 

«Com Teilhard de Chardin – uma catequese para os nossos dias»

Conferência realizada no dia 18.11.2017, no Colégio de Santa Doroteia, Campo Grande, Lisboa

UMA CATEQUESE PARA OS NOSSOS DIAS,   pela Drª Mª Luísa T. de Paiva Boléo

Temas tratados na conferência:

Panorâmica da catequese da Igreja desde o início do século XX

Catequese das crianças – século XX

Durante o pontificado de S. Pio X deu-se uma viragem fundamental na catequese, sendo necessário ter em conta os principais documentos da Igreja sobre este tema, desde 1905 até aos nossos dias. Essa viragem teve como aspeto essencial a atenção dada às crianças, procurando que a transmissão da mensagem cristã seja adaptada às suas possibilidades.

  • 1905-1910 – Enc. Acerbo Nimis e Dec. Quam Singulari (S. Pio X): Novo lugar da criança na Igreja
  • 1917 – Código Direito Canónico (Bento XV): Organização Paroquial da Catequese
  • 1920 Grande Renovação (esforço de adaptação aos destinatários)
  • 1935 – Provido Sane (Pio XI): Criação dos Secretariados Diocesanos de Catequese
  • 1935-1950 – Grande esforço de Renovação

CATEQUESE DAS CRIANÇAS EM PORTUGAL – SÉC. XX-XXI

  • O movimento de renovação culminou em Portugal com a publicação em 1953 do 1º volume do Catecismo Nacional para crianças, ao qual se seguiriam mais três volumes.

CATECISMOS NACIONAIS (4) – 1953…

— Bíblia

— Liturgia

— Comportamento

— Utilização da Experiência como Ponto de Apoio

  • Estes catecismos viriam a ser substituídos por outros, numa tentativa de atualização, depois do Concílio Vaticano II.

CATECISMOS PÓS-CONCÍLIO – 1968… (8):

Uma Catequese

  • Global
  • Cristocêntrica
  • Para o Crescimento da Fé

Principais documentos da Igreja sobre catequese depois de Vaticano II

  • Diretório Catequístico Geral – Paulo VI – 1971
  • Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) – Paulo VI – 1972
  • Evangelii Nuntiandi – Paulo VI – 1975
  • Catechesi Tradendae – Paulo II– 1979
  • Redemptoris Missio – J. Paulo II – 1990
  • Diretório Geral de Catequese – J. Paulo II – 1997
  • Evangelii Gaudium – Francisco – 2013

Em 1988 a Conferência Episcopal Portuguesa aprovou um Programa de Catequese para 10 anos (dos 6 aos 16 anos) seguindo-se a publicação dos catecismos segundo esse programa de 1991 a 1993.

  • CATECISMOS segundo o Programa – 1991-93 – Experiência como lugar de Revelação
  • RENOVAÇÃO desses Catecismos – 2005

CONTEÚDOS BÍBLICO-TEOLÓGICOS DO PROGRAMA DE CATEQUESE – 1988

— A Revelação como ação gratuita de Deus. Deus revela-se ao ser humano. (Ef 2,18; 2Pe 1,4; DV 2)

Implicação Catequética: Catequese como atualização da ação de Deus na pessoa e no grupo e descoberta da fé como dom.

— O caráter histórico da Revelação: Deus revela-se entrando na história da humanidade.

Implicação Catequética: Catequese que proporcione a leitura dos acontecimentos e da experiência humana à luz da fé e da História da Salvação, ajudando a descobrir os sinais da presença de Deus na Igreja e no mundo (cf. DGC 38).

— Jesus Cristo, a plenitude da Revelação.

Implicação Catequética: Catequese cristocêntrica. (DV 4;CT 5-6;DGC 40-42)

— O homem acolhe a Revelação pela Fé (cf. DV 5).

Implicação Catequética: Catequese que seja educação da fé abrangendo as duas dimensões: conhecimento e adesão. (CT 20; DGC 53-55)

— A Tradição como transmissão da Revelação (DV 7-8).

Implicação Catequética: Catequese que introduza e leve a participar na corrente viva do cristianismo que, desde a época dos apóstolos até aos nossos dias, aprofundou e atualizou sempre cada vez mais a Mensagem de Jesus Cristo.

SÍNTESE DA EVOLUÇÃO

1º Vol. Catecismo nacional – 1953

  • Está muito vincada a dicotomia de tradição grega corpo/alma.
  • Encontra-se uma tónica no pecado que deixa os cristãos esmagados pelas suas faltas.
  • Tem muito poucas frases bíblicas e as que existem estão inseridas no texto sem qualquer destaque.

Catechesi Tradendae – 1979

  • A catequese apoia-se na convicção de que “a doutrina não é um corpo de verdades abstratas: ela é a comunicação do mistério vivo de Deus” (CT 7).
  • Na catequese “é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado (…) e somente Cristo ensina” (CT 6).

Jesus gosta de mim – 1991

  • O ser humano é visto como um todo.
  • Somos de facto pecadores, mas somos amados por Deus de tal forma que o próprio Filho de Deus incarnou, viveu uma vida como a nossa e, pela sua morte e ressurreição, podemos participar da própria vida de Deus.
  • Há 12 frases bíblicas, mais duas adaptadas, todas apresentadas de forma destacada.

O QUE É PERENE:

  • Mensagem Cristã, cujos conteúdos essenciais estão reunidos no Credo
  • História da Salvação consignada na Bíblia e na Tradição
  • Testemunho de quem anuncia

O QUE FOI MUDANDO AO LONGO DOS TEMPOS:

  • Finalidade: “pôr em comunhão com Jesus Cristo” em vez de ensinar doutrina
  • Metodologia
  • Linguagem
  • Recursos
  • Interpretação da Mensagem

«No centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: a Pessoa de Jesus de Nazaré, “Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade”. (Cf. Jo 1, 14)

A finalidade definitiva da catequese é a de fazer que alguém se ponha, não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo: somente Ele pode levar ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade». (Ct 5; DGC 80)

Na análise dos catecismos mereceram particular atenção os temas mais relacionados com aqueles em que os escritos de Pierre Teilhard de Chardin foram inovadores: Criação, Pecado, Redenção.

No que respeita à evolução da catequese nos catecismos portugueses, de 1953 até ao presente, verifica-se que houve uma nítida atualização de conceitos e de linguagem a partir do Programa aprovado em 1988, patente nos catecismos publicados de 1991 a 1993. No entanto, nos atuais catecismos, publicados entre 2005 e 2012, pode considerar-se que houve um retrocesso, tanto na linguagem como nas ilustrações, voltando a um conceito de criação, pecado original (e consequentemente Redenção) muito ligado a uma leitura literal do relato do Génesis.

 

EVENTOS NACIONAIS anteriores

«Ilia Delio – na senda mística de Teilhard a apartir da tradição franciscana»

Nesta conferência, proferida pelo Dr. José Manuel Lozano-Gotor, no dia, 15 de junho de 2015, no auditório paroquial de S. João de Deus, à Praça de Londres, em Lisboa,  foi apresentada uma leitura aprofundada da obra da teóloga franciscana norte-americana, ILIA DELIO, intitulada «CHRIST IN EVOLUTION». A conferência foi repetida no dia seguinte, 16 de junho, no Porto, nas instalações do CREU. Ambas as sessões tiveram uma expressiva audiência, que no final dialogou com o conferencista, assim se confirmando o grande interesse despertado pelo tema. Nas duas ocasiões, a AAPTCP ofereceu aos participantes a possibilidade de  adquirirem a versão espanhola da obra, «Cristo en evolución», tendo-se esgotado o stock que nos havia sido enviado pela respectiva editora, a SalTerrae, de Madrid. Mais exemplares desta obra, estão à disposição dos interessados pelo nosso email: teilhard.portugal@sapo.pt

O texto base desta conferência pode ser consultado no separador «Textos temáticos – textos internacionais».

Com esta iniciativa, a AAPTCP quis assinalar a passagem do 60º aniversário da morte de Teilhard de Chardin. Foi sempre intenção de Teilhard que as suas ideias, depois da sua morte (uma vez que em vida a edição da sua obra não foi autorizada) viessem a ser avaliadas e comentadas por teólogos que por elas se interessassem. O caso de Ilia Delio é paradigmático desse interesse nos dias de hoje, sendo uma curiosa coincidência ter ela nascido precisamente no país e no ano em que Teilhard morreu, EUA, 1955.

«Teilhard de Chardin – ponta de lança para uma nova evangelização»

O Prof. Gérard Donnadieu, presidente honorário da Associação dos Amigos de Teilhard de Chardin, Paris,  Professor de teologia das religiões no Collège des Bernardins e Centre Sèvres, Paris, deslocou-se a Portugal, a nosso convite, para nos falar da importância e actualidade do pensamento de Teilhard de Chardin com vista a uma evangelização nos nossos dias. Sob este tema, proferiu uma conferência em Lisboa e outra no Porto, respectivamente nos dias 19 e 20 de outubro de 2015. O texto base desta conferência pode ser consultado no separador «Textos temáticos – textos internacionais».  Cartaz Conf. 19 e 20 out 2015 Prof. Donnadieu

 

EVENTOS INTERNACIONAIS

A AAPTCP fez-se representar neste evento pelo secretário-geral, que se deslocou a Córdova expressamente (sem encargos para a Associação). Na ocasião, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o presidente da Associação espanhola, o Padre Leandro Sequeiros sj, e de reforçar as intenções recíprocas de intercâmbio entre ambas as instituições. 

ASOCIACIÓN  DE AMIGOS DE TEILHARD DE CHARDIN

 VIGILIA DE ORACIÓN EN MEMORIA DE TEILHARD DE CHARDIN

 El próximo día 10 de abril de 2015 (viernes de Pascua) se cumplen 60 años del fallecimiento en Nueva York de Pierre Teilhard de Chardin. El Centro Cultural San Hipólito de Córdoba (Avda Gran Capitán 5) ha organizado para el viernes 10 de abril de 20:30 a 21:30 una Vigilia de Oración en memoria de Teilhard de Chardin.  Tomaremos como base “La Misa sobre el Mundo”. Con ayuda del silencio, la música, el texto y las imágenes esperamos crear un clima interior que nos aproxime al misterio del Dios que se transparenta en la vida, el Universo, la sociedad.  Recordamos: 10 de abril 2015 (viernes) de 20:30 a 21:30  Centro Cultural San Hipólito, Avda Gran Capitán 5, Córdoba